quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Autismo - Não espere, aja logo!


Autismo - Não espere, aja logo!
Resenha do livro de mesmo nome que fiz para o skoob.


Esse não é o primeiro nem será o último livro que leio sobre o autismo, porém sua abordagem diferencial sobre o assunto me entusiasmou bastante. Digo que é diferente pois a maioria dos livros sobre autismo (e saúde mental, de uma forma geral) são escritos por psiquiatras, neurologistas, psicólogos e outros estudiosos da área. Sendo assim, a linguagem geralmente é técnica e ainda que seja plenamente entendível aos leigos não deixa de guardar certo distanciamento profissional acerca do assunto que trata.

O livro "Autismo - não espere, aja logo!" foge dessa linha uma vez que é escrito pelo pai de uma criança autista, e isso muda tudo. Pelo fato dele descobrir a doença do filho e não ter qualquer conhecimento prévio a respeito dela, ele se torna um grande herói que busca estudar e compreender o mais rápido possível o que se passa na cabeça e no mundo de sua criança. Além disso, é impossível distanciar-se do autismo com profissionalismo, é o seu filho, como poderia não encher de emoção as páginas do livro e carregar de sentimento essa leitura?

Então o que há de mais fantástico no livro não são as informações sobre o espectro autístico, essas podem ser facilmente encontradas na internet ou em qualquer outro livro sobre autismo, porém neste elas são passadas com muita emoção. Somos sutilmente convidados a experimentar uma pequena parte do que sentiu o Paiva Júnior nessa longa viagem de descobertas, sentimos a sua tristeza, seu luto, sua força e garra de lutar, por fim nos enchemos de esperança e coragem de enfrentar o autismo ou qualquer outra dificuldade que nossas crianças venham a ter.

Acredito que a principal função do livro seja oferecer uma mão amiga aos pais e familiares que receberam o diagnóstico de autismo de sua criança. Mas o livro vai além, também se presta a despertar o altruísmo daqueles que não conhecem o autismo e assim julgam mal uma criança autista. Ele ajuda a entender o que se passa no mundo autista, como se sentem os pais dessa criança, e toda a luta que é travada no dia-a-dia. Infelizmente o preconceito persiste como o pior estigma das doenças mentais.

Links:
Resenha do Autismo - Não espere, aja logo!
Outras resenhas escritas por mim 
[Mente Hiperativa]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião: