terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cada escolha uma renúncia



Cada escolha uma renúncia



Toda escolha implica, necessariamente, numa renúncia. É sempre assim, e sempre será.


Na vida todos os dias nos deparamos com um emaranhado de oportunidades, caminhos que se cruzam, se bifurcam, ou até mesmo se subdividem em várias opções que nos obrigam a seguir apenas uma delas. Às vezes podemos nos dar ao luxo de adiar nossas decisões ou até mesmo optar pelo comodismo de não mudar nossa rota e com isso não precisar fazer escolhas, apenas negar os outros caminhos ricos em oportunidades e medos. Na maioria das vezes, porém, não há como fugir das escolhas.



Às vezes penso no porquê de sentirmos dificuldade na hora de tomar uma decisão, e dentre tantos motivos tenho forças pra crer que o maior desafio seja abandonar a zona de conforto em que vivemos, recheada de problemas já conhecidos, e nos desafiarmos a novos problemas, a uma nova rotina até então obscura. Afinal o novo assusta.



Eu já fiz muitas escolhas, muitas delas bastante sérias, que mudaram ou decidiram o rumo que eu ia tomar na vida, e claro que foi muito difícil. Recentemente tomei uma decisão que sabia que não seria fácil sustentar, sabia que estava me jogando num mar de incertezas, num território minado em que eu não teria mapa algum em mãos. Eu poderia ter optado por não precisar enfrentar meus medos, poderia ter ficado onde estava, no conforto dos problemas que eu já conhecia e mesmo sem saber resolvê-los plenamente tinha algum domínio sobre eles, sabia pelo menos como lidar com eles.



Entretanto eu me desafiei e preferi o NOVO, novos desafios, novos problemas, novas tristezas, sim, mas também novas glórias, novas alegrias, novos méritos. Não é fácil mudar de vida, dar uma guinada, contrariar pessoas que amamos, diria até magoá-las, de certa forma. Mas se eu senti necessidade, se percebi que era preciso e, sobretudo, se a minha coragem foi maior que meu medo, é porque de fato eu precisava dessa mudança.



Eu resolvi sair da confortável cadeira em que estava sentado observando a rotina passar na minha frente, sempre repetitiva e previsível, e me levantei para andar pela pista sem saber ao certo o que poderia encontrar. Mas sigo com a esperança de que seja a melhor escolha e a certeza de que novos desafios virão pela frente.



[Mente Hiperativa]

3 comentários:

  1. Boa sorte neste novo caminhar.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Poxaaa arazou no texto...te uma verdade sem tamanho....
    me tocaste com profundidade...lembrei de um periodo q tive de ter coragem de contrariar td e todos e lutar pelo q eu desejava , pelo q eu amava....
    hj eu me vejo em uma zona de conforto muito estavel e mudar , sair desse lugar eh extremamente complicado...a questao q me vem em mente é :

    será realmente necessario?
    valerá a pena ousar? e abrir mao do q ja foi conquistado? Nao seria regredir.....???

    Adorei o texto me idnetifiquei muito e me fez pensar bastanteee

    ResponderExcluir
  3. Espero que teus passos seja iluminados e felizes, beijos meu querido.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: