quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Brasil tá na moda!


O Brasil tá na moda!

O Brasil tá na moda, tá na rota do turismo, dos espetáculos e shows, tá na culinária, nos esportes, (e não só) no futebol, na copa e também nas olimpíadas. O Brasil, quem diria, ajuda a Grécia na crise financeira, envia tropas ao Haiti, pleiteia uma cadeira permanente na ONU. O Brasil tá na moda! E não há dúvida de que suas cores não vão deixar de estampar o cenário mundial nem tão cedo, elas estão tomando conta das primeiras folhas de jornal, das capas de revistas, manchetes e chamados de TV. O Brasil chama a atenção do mundo, um dia desses era só um país-bebê, mas agora mostra toda sua força e potência de uma jovem nação.

Me orgulhei muito ao ver o renomado Stevie Wonder no rock in Rio se esforçando pra cantar "Garota de Ipanema", e Shakira chamando Veveta pra cantarolar "País tropical" além, é claro, de katy perry vestindo a bandeira-símbolo do nosso país. Acho que não sou só eu que me espanto e percebo esses sinais de inversão, afinal em outro momento eles estariam enrolados na bandeira americana, nos intimidando a cantar músicas em inglês, mas não, nesse momento nós é que estamos na moda, nós é que damos as cartas, e eles que aprendam bem o nosso português pra não fazerem feio em público. Fico feliz em ver que estamos na moda, ascendendo, e que podemos impor nossos valores e nossa cultura sem ter que sucumbir aos valores estrangeiros, sem ter vergonha da nossa música ou nossa cultura. AGORA podemos ser nós mesmos, Brasileiros.

A verdade é que o Brasileiro nunca viveu um tempo assim, hoje podemos nos vestir de verde-e-amarelo o ano inteiro, e não somente na época da copa do mundo, podemos ter orgulho do que somos sem ter que imitar os padrões americanos ou europeus; vamos deixar que os 'gringos' nos imitem, afinal essa é a nossa hora de brilhar, o show é nosso, vamos aproveitar.

Por muito tempo fomos renegados à categoria de país subdesenvolvido, sem atrativos, pobre, sem cultura e instável economicamente, mas hoje somos invejados e sobretudo desejados. Duvido que hoje em dia algum estrangeiro mal-informado ainda pense que a capital do Brasil seja Buenos aires, podem até achar que seja o Rio de janeiro, mas aí tudo bem, vá lá... O fato é que é crescente o número de turistas que vem de fora pra curtir a atmosfera desse país sem igual, admirados com o nosso povo acolhedor, hospitaleiro, com nossas belas paisagens naturais, e claro, cheio de oportunidades de investimento.

Ao contrário da maioria dos países desenvolvidos, nós ainda temos florestas exuberantes, e eles se deslumbram com nossa beleza natural, nós temos uma das maiores reservas de água doce do mundo, temos parte do aquífero Guarani, temos o pantanal, a amazônia, uma imensa biodiversidade que nem conhecemos toda ainda, temos a caatinga, esse bioma exclusivamente Brasileiro, temos o Rio de janeiro como exemplo de cidade tropical, temos as cascatas do Iguaçu, e além de tanta beleza natural nossa economia cresce, a moeda é estável, nos tornamos fortes, somos emergentes, estamos no BRIC! O futuro é nosso!!!

Acredito que 'nunca antes na história desse país' nós podemos nos sentir assim, tão Brasileiros, com tanto orgulho. É como eu digo, o Brasil tá na moda, e eu que nunca troquei esse país por nenhum outro da "gringolândia", agora é que não troco mesmo. E quem ainda não tem orgulho de ser Brasileiro, tá na hora de começar a ter, pois daqui pra frente é só melhoria, o futuro promete.

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

  1. O Brasil nunca saiu de moda. Belo texto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. realmente, muito se avançou na construção d euma imagem a nivel internacional ,o Brasil muito tem evolido , mas a nível interno muitoooooo ainda precisa crescer; porem acredito que estamos caminhado e nao mais rastejando como outrora...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: