sábado, 15 de outubro de 2011

DESavanços de um mundo moderno


DESavanços de um mundo moderno

Tenho uma amiga que estuda ciências da computação e vive cantando pra mim as maravilhas da vida moderna, cibernética, além de todos os recursos que a tecnologia nos traz nesses tempos modernos. Certo dia ela me falou -como se isso fosse a melhor coisa do mundo- que não precisava sair de casa pra comprar nada, "faço tudo pela Internet". Confesso que hesitei em contrariá-la, eu ia ficar calado sem concordar nem discordar, mas logo ensaiei mentalmente em dizer o quão terrível isso me parecia.

Eu disse o que eu pensava a respeito das compras online, mas a verdade é que diante dela eu me sinto um daqueles fósseis recém-desenterrados do período triássico ou talvez um mamute congelado, perdido no tempo, cujo DNA remonta a era das cavernas.

Tentei convencê-la a enfrentar o mundo real, tentei arrancá-la daquele quarto frio e solitário, daquela cápsula na qual ela vive 24hs por dia atrás de uma tela led touch screen 32", mas nada do que eu disse a convenceu de abandonar seu computador e encarar o mundo inóspito lá fora. Depois que eu gastei meu latim ela me olhou com cara de desdém, riu, e disse simpaticamente que eu era muito louco.

Louco? Eu? Por sair de casa pra fazer compras? Louco não seria quem se esconde do mundo real?

Quem quiser que discorde de mim, mas eu não gosto de fazer compras pela internet, qual a graça de ter o mundo ao alcance de um toque? Acho tão curto o espaço percorrido pelo meu dedo, queria ter que usar as pernas, o corpo todo, me mexer, andar, suar... Por isso mesmo que eu gosto de fazer minhas compras na rua, gosto de ir ao centro da cidade e lá eu encontro todo o tipo de produto, tudo ao alcance do meu dedo, também.

Eu sei que a cidade faz calor, é desconfortável e anti-prático, mas eu tomo um banho antes de sair (cuja refrescância nem dura muito tempo) e calço um bom tênis e isso me ajuda a suportar essa empreitada. O sol incomoda, mas eu sigo pelas sombras das escassas árvores e marquises, e nas minhas compras reais eu posso pegar o produto, olhar, testar, analisar, coisa que (ainda) não se pode fazer na internet.

Mas tem coisa que nunca vamos poder fazer online, como enfrentar o empurra-empurra do comércio, ouvir vendedores gritando e anunciando suas promoções relâmpago, e o povo correndo, se aglomerando, às vezes até trocando cotoveladas para poder pegar o produto de melhor preço.

O melhor de tudo é chegar em casa cheio de sacolas e abrir as compras, que graça tem comprar e ficar esperando uma eternidade para que cheguem pelos correios? Quem aguenta esperar? Vivemos a era do imediatismo!

Eu não consigo me acostumar com tanta comodidade, compras online, sem sair de casa...

Outra coisa que eu nunca poderei fazer ao comprar pela internet é ver gente. Claro, quando saio na rua eu vejo gente, eu lido com gente, falo com gente, estabeleço relações, gosto de olhar os tipos humanos, observar seu comportamento. E na internet quem faz isso? No máximo você lida com um programa de computador. Só posso pensar que pessoas cybernéticas, que só fazem compras online e se recusam a sair para o mundo, tem medo de gente. Desconfio que eles nem abrem a porta de casa quando lhe batem. Devem ter fobia de gente. Que povo louco...

[Mente Hiperativa]

4 comentários:

  1. Você não deixa de ter uma certa razão, tudo que é demais não é bom. acredito que o mundo cibernetivo é inevitável, mas podemos conciliar os dois mundo e viver em harmonia, comprando ora na selva humana, ora na selva virtual.

    bom texto.
    parabéns!
    um abraço.
    beth

    ResponderExcluir
  2. Gostei desta crônica. Mas eu descobri uma coisa comprando pela net - sai mais barato!!!!!
    Acredite: Não tenho celular rs rs rs.
    Um abraço grande

    ResponderExcluir
  3. CARA, EU CONCORDO COM O COMENT ACIMA....
    Muita coisa é BEMMMMM mais barato na net
    eu to comprando as coisas do meu enxoval pela net
    mas CLAROOO q minhas compras nao sao exclusivamente ONLINE

    NADA SUPERA O PAZER CONSUMISTA E REALISTA DE TOCAR, VER, SENTIR AS COISAS, AS PESSOAS

    ResponderExcluir
  4. Onde está o post de hoje?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: