segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estão querendo legalizar a maconha


Estão querendo legalizar a maconha

Recentemente o ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso reacendeu a discussão sobre a descriminalização da maconha ao afirmar ser defensor da causa. E agora eu me pergunto: Será que vale a pena?

Antes de tudo acho importante distinguir os dois termos que errôneamente são empregados como sinônimos, a descriminalização e a legalização da maconha. Descriminalizar a maconha significa dizer que o porte, o consumo ou o cultivo da droga -pra uso próprio- deixam de ser crime, passam a não implicar em sanções ou penalidades para o indivíduo que o pratica; enquanto legalizar a maconha é algo mais abrangente, que envolve a regulamentação de toda a cadeia, ou seja, desde o produtor, passando pelo distribuior até chegar ao comerciante da droga.

Muitas pessoas, até mesmo que não são usuárias, defendem a legalização pois pensam que a luta contra a as drogas está perdida, que o mundo já foi tomado por elas. Será então que legalizar é a saída? Imagine se por acaso fôssemos legalizar tudo que é difícil de resolver ou "que não tem mais jeito", legalizaríamos o aborto, já que existem diversas clínicas clandestinas; legalizaríamos a prostituição, inclusive a infantil, que é um TRISTE fato, mas também ocorrre; legalizaríamos a sonegação de impostos e a corrupção; legalizaríamos o assassinato, afinal existe coisa mais banalizada ultimamente do que a morte de pessoas inocentes?

Bem, eu penso que o caminho não seja esse, afinal se formos tornar legal o que é difícil de resolver nós vamos voltar ao tempo das cavernas em que não há qualquer lei ou regra. Eu penso que no mundo sempre existirá de tudo, sempre haverá os crimes e os criminosos, além dos cúmplices e até alienados, sempre haverá quem consuma drogas, quem forneça e quem produza, claro, mas não é por que existe e está aí na nossa cara que devemos aceitar calados essa realidade.

As drogas são um dos pilares que sustentam o crime, quem consome talvez não pense que está fazendo um mal à sociedade, mas está silenciosamente sustentando uma rede de tráfico, patrocinadora de venda de armas, da violência, do terror... Será que legalizar a maconha será a grande solução para o crime? Ou os traficantes vão partir para o tráfico de drogas mais pesadas? E aí? Legalizarão também a cocaína? O crack? E o oxi?

Além do mais com a legalização da maconha os traficantes podem simplesmente continuar na ilegalidade, ou será que vão se tornar novos empresários emergentes?

E no grande problema de saúde e segurança pública alguém pensa? Porque se na condição de ilegalidade as drogas já causam enormes problemas psicossociais e de saúde, IMAGINE legalizando isso... Prefiro nem pensar. Eu acho até contraditório quererem liberar o uso de uma droga nos tempos de hoje em que há tamanha pressão anti-tabagista.

Pra finalizar penso que há dois grupos -além dos usuários- que se beneficiarão bastante com essa legalização, é o governo (com destaque para os políticos corruptos) que arrecadará BASTANTE dinheiro com essa história e os mega empresários que lucrarão milhões com a produção e a venda de maconha em escala industrial.

E a sociedade o que ganha com tudo isso? O direito de comprar um baseado na banca de revista e curtir um "barato" em plena praça pública, sem ser autuado em flagrante pela polícia?

Eu acho tão pouco pelo alto preço que se paga.


[Mente Hiperativa]

11 comentários:

  1. Aqui não tem isso de careta ou moderno, cada um tem sua opinião e pronto. Eu particularmente não quero julgar se é certo ou errado fumar maconha, se faz bem ou mal, só acho que legalizar não é a solução.

    ResponderExcluir
  2. O bagulho existe, a prostituição tá pra todo mundo vê e clinica de aborto tem uma em cada esquina. Acho que tudo passa pela educação - a escolar e principalmente a familiar.
    As prostitutas, por exemplo, lutam a décadas, para a legalização - carteira assinada com a substituição do cafetão ou cafetina por empresários. Elas brigam também contra a prostituição infantil.
    Com a maconha legalizada, talvez, penso eu, que diminuiria determinados crimes.
    E legalizar o aborto, deixaria de enriquecer muitos médicos e enfermeiros neste nosso Brasilzão.
    Gostei do seu texto e de sua colocação.
    Também acho que a nossa saude esta podre e não é de agora, né?
    Mas melhorar a saude é diminuir o saco de dinheiro mensal que os médicos-empresários ganham; é não ter mais a famosa ¨bola¨para os chefes corruptos de setores nas compras de material hospitalar.
    O que tem que legalizar mesmo neste País é a vergonha, a ética, a cidadnia etc etc etc.
    Adorei o texto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia a diferença entre descriminalização e legalização...

    Você foi convincente na sua argumentação. Mas não concordo com as comparações relativas ao aborto, a prostituição, etc. Se a maconha fosse legalizada, não significaria dizer que tudo isso deveria ou poderia também ser legalizado, afinal cada caso é um caso.

    Uma pergunta: qual a diferença entre álcool e maconha?

    No mais, não tenho uma opinião formada sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a cultura brasileira e a estrutura de nossa socidade não tem sustentação para essa legalização!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não vou opinar desta vez... Qualquer coisa te mando por e-mail o que eu penso, esse tipo de conversa é sempre complicada de ser travada.

    ps: Amigo, não esqueça que vc é um formador de opinião, o que vc coloca na net fica registrado pra sempre...

    ResponderExcluir
  6. É fácil distinguir o álcool da maconha, mas é realmente difícil expor essa diferença. Não quero fazer apologia ao álcool, nem recriminar a maconha; penso que cada um faz uso do que bem entende, mas faz parte do senso comum que o álcool é mais bem tolerado e causa MENOS efeitos nocivos (atente que eu disse que causa menos, e não que não causa).

    Sabemos no entanto que o uso frequente e prolongado do álcool pode levar a sérios problemas neurológicos e sociais, assim como a maconha, penso que tudo tem a ver com a quantidade que você consome. Outro problema é que a maconha, por ser a droga mais 'simples', acaba sendo a porta de entrada para as mais pesadas, e essas sim tem um poder devastador mais rápido, a exemplo da cocaína e crack. Alguns de fato ficam só na maconha, outros passam a querer mais, pois dependendo da frequencia de uso ou mesmo das condiçoes geneticas constituintes do individuo, o efeito da maconha pode passar rapidamente e exigir uma droga mais potente.

    E apesar de algumas pessoas dizerem que o álcool é a porta de entrada pra maconha e outras drogas eu discordo PLENAMENTE. Claro que cada caso é um caso e isso pode acontecer, mas conheco mil pessoas que bebem e nem por isso fazem uso de drogas, algumas até fumam cigarro e ainda assim não tem vontade de fumar maconha; cigarro é cigarro, maconha é maconha, e um não é trampolim pra o outro. Eu mesmo bebo socialmente e odeio até a fumaça do cigarro.

    Então claro que há uma política de beatificação do álcool, orquestrada pelas empresas que o comercializam, enquanto que a maconha ainda não recebeu esse tratamento, mas já estão querendo articulá-lo... No fim das contas o álcool não é a mocinha e a maconha a vilã, talvez a maconha seja só a comparsa dos vilões de verdade =p

    ResponderExcluir
  7. Dario Dariurt

    Amigo, eu sei que sou um formador de opinião, mas tento ao máximo ser um formador de pensadores. Claro que de uma forma ou de outra eu acabo exprimindo meu ponto de vista nos textos que escrevo, mas procuro sempre colocar o questionamento na cabeça de quem lê. Pouco importa pra mim se concordam ou discordam de mim, quero que pensem. E formem opiniões.

    ResponderExcluir
  8. Tem que legalizar, assim acaba com grande parte do trafico e podemos ter a livre expressão ! Afinal a MACONHA ( ILEGAL ) é usada no tratamento do Câncer causado pelo CIGARRO ( LEGAL ) ! Bonito isso né ? Acho que o que deveria ser ilegal é o cigarro, não a maconha, por é um erva !

    ResponderExcluir
  9. nunca li tanta merda junta, primeiro conheça o que tá falando pra depois poder emitir uma opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se à vontade pra emitir a sua opinião, assim como eu fiz.

      Excluir

Deixe sua opinião: