segunda-feira, 28 de março de 2011

Praga urbana

Praga urbana

Ainda me admiro com certas pragas urbanas...

É incrível observar a imensa quantidade de pombos que há na cidade, parece que brotam do chão ou se multiplicam como bactérias, mas não é isso que me assusta de verdade. Outro dia vi um senhor sentado na praça alimentando os pombos com uma sacola de milho, do outro lado um morador de rua esfomeado mendigava ajuda na calçada daquela mesma praça e alguns metros depois, no semáforo de trânsito, crianças faziam acrobacias pra ganhar algum trocado.

Não entendo como uma pessoa pode gastar seu dinheiro pra dar comida a pombos enquanto PESSOAS passam fome ao seu lado. Na verdade não tenho uma opinião formada sobre os pedintes de rua, sei que muitos deles têm condições de trabalhar e ganhar seu próprio pão... Mas isso não os torna menos humanos que nós, não é verdade ?

Muitas vezes eu não me pergunto duas vezes antes de comprar um pão ou um pacote de fubá pra matar um pouco da fome daquela pessoa. Mesmo assim há quem prefira dar comida aos pombos...

Acho que essa é a verdadeira praga humana -e é isso que me assusta- o egoísmo, antônimo de altruísmo. Às vezes parece que o outro não existe, não está ali, só se enxerga os pombos.

Nota: Pense nisso toda vez que encontrar alguém pelas ruas, com fome.

[Mente Hiperativa]

18 comentários:

  1. Tbm sou bem contrária a ess ecuidado excessivo aos animais, não descarto quem tenha animais de estimação, mas considero que humano deveria cuidar de GENTE!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que animal deve ser bem tratado, claro, mas tratado sempre COMO ANIMAL. Acho ridículo quem humaniza os bichos, tratando como um filho, depositando no animal a emoção que deveria ser investida noutro ser humano.

    Muitas vezes as pessoas agem assim porque se machucaram com outras pessoas, dizem que os animais são 'mais confiáveis'. Mas será que uma pessoa dessa é confiável?

    Bem, eu ainda prefiro investir no ser humano.

    ResponderExcluir
  3. pombo é pombo, gente é gente, mãe é mâe, rs rs rs
    Não tenho uma opinião formada sobre este assunto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. O pombo também é um ser vivo, e como tal precisa de alimentar-se. Sabemos que os mesmos têm menos condições e pedir comida que um morador de rua. Tenho o maior respeito por moradores de rua, mesmo sabendo que a maioria poderia se virar de uma outra forma. Não tenho esse hábito, mas se tivesse, continuaria alimentando os pombos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Os pombos também podem se virar sozinhos, ora. Já pensou se o homem resolvesse dar carne para os leões da África? Geraria um desequilibrio nas populações de zebras, antílopes, gnus... Quando a gente interfere na vida do pombo tambem causamos um desequilibrio.

    Alem do mais, a questao do morador de rua (pelo menos boa parte) nao se resume à falta de comida, mas falta de dignidade.

    ResponderExcluir
  6. Hey amigo, realmente
    que texto grandioso!

    adoro vir aqui e ler um pouco
    do que escreves para enriquecer
    o meu pessoal e tomar uma lição de vida.
    Nunca alimentei os pombos, porque os odeio
    e não tenho vergonha de lhe dizer.
    Mas já alimentei um mendigo.

    Eu acredito que se ao longo do mundo,
    uma pessoa alimentasse um, uma vez na vida,
    com toda certeza, não haveria fome.

    Sem falar...a quantidade de lixo alimenticio
    desperdiçada...

    Adoro seu blog, e já sigo este também.

    Dan

    ResponderExcluir
  7. Não é obrigatoriamente por esses motivos, mas não custa lembrá-los: o que vejo são pessoas e mais pessoas decepcionadas com a vida, ou para ser mais específico, consigo e, conseqüentemente, descrentes com o próximo; principalmente se esse próximo não for conhecido, pode causar medo e receio de que a pessoa aja mal quando você se aproxime, mesmo que seja por uma boa causa ou que com aquela ajuda ele não a use de forma benéfica para sua alma, organicamente , mentalmente e fisicamente. O que poderá vir a somar em estado de espírito conflituoso e degradante para a pessoa em si e os demais que ali estejam. Por isso, algumas pessoas retém-se a ajudar com medo da reação da pessoa ou sua atitude no uso da doação de um dinheiro ou comida!! Por isso, as pessoas só conviveriam com elas mesmas e seus animais, se fosse possível. Numa situação dessas como descreveste pode ter esses motivos que mencionei acima e muitos outros, como por exemplo, nostalgia; talvez aquela pessoa faça isso por que em um determinado tempo da sua vida ela tenha assistido ao um filme com um alguém muito querido que já se foi e que nesse filme tinha a cena em que

    ResponderExcluir
  8. uma pessoa tenha jogado alimento para os pombos ou porque ela ache bonito e queria reproduzir como se fosse um hábito natural do seu dia a dia por um motivo de plenitude e satisfação ao tentar propagar o mesmo sentimento para se de quando assistiu o filme e eternizá-lo até que uma nova música ou cena de filme remeta-lhe a experiências e sentimentos anti-conflituosos a seu perfil psicológico, emocional, emotivo, enfim a sua realidade. Provocando-lhe relaxamento e oxigenação cerebral. As pessoas desabrigadas e que passam fome não querem esmola, elas querem a sua dignidade estabelecida, restabelecida com todos os direitos e deveres para encontrar sentido em suas vidas e viver e não passar toda uma vida lutando para sobreviver. (já viu aquele ditado que diz: trabalhe para viver e não viver para trabalhar?) As pessoas que moram nas ruas lutam até quando dormem na expectativa se vão estar vivas ou não ao amanhecer, para tentar sobreviver mais um dia sem

    ResponderExcluir
  9. viver. O que essas pessoas necessitam são de voluntários que preencham os requisitos necessários para se estabelecer ou pelo menos tentar uma aproximação de confiabilidade, e esses requisitos seriam: respeito, dignidade, paciência, tolerância e reciprocidade para que essas pessoas que necessitam de ajuda possam se sentir acolhidas, respeitadas e humanas. E só somente assim, elas receberão essa ajuda ou reconhecimento de bom grado. E após este primeiro passo tentar reintegrá-las socialmente. Registrando-as teoricamente e subseqüentemente na prática como cidadãs com seus documentos de direitos e deveres atribuídos a todos nós que juntos constituímos uma sociedade de deveres e direitos constitucionalmente na teoria que deveria funcionar na prática para todos.

    ResponderExcluir
  10. Um médico conhecido de um tio meu certa vez ao passar no sinal do Liceu Paraibano viu uma menina de apenas dez anos fazendo malabares para conseguir dinheiro. Após este dia, ele relata para meu tio que na terceira vez que passou parou o carro e a chamou; e a primeira pergunta que ele fez foi: “Você gostaria de freqüentar uma boa escola, estudar e ser alguém com um futuro promissor no mercado de trabalho?” Ele disse que ela apenas respondeu com a cabeça e com um sorriso estampado no rosto e olhos marejados que sim!! Ele pergunta para ela aonde os pais dela moram. Ele entra em contato com eles e faz a seguinte proposta: ele pagava todas as despesas da escola, farda, material escolar e tudo mais, e caso tudo desse certo, a universidade também seria paga por ele. Mas ao fazer isso ele exigiu dos pais que eles nunca mais a botassem a filha para trabalhar, mas apenas estudar!! Trato feito! A menina

    ResponderExcluir
  11. estudou, se formou e hoje é bem sucedida. Se todos nós exigimos com coerência, sem hipocrisia, e realmente ver e fazer valer os impostos que pagamos todos os meses, podemos fazer o que o médico fez e muito mais. O que não quer dizer que se você encontrar uma pessoa na rua você não vá fazer o mínimo ou o máximo para ajuda – lá!! Se ela pedir dinheiro alegando que era para comer, procure uma mercearia mais próxima e compre uma comida substancial, com valor nutricional e de fácil preparo e consumo. Pois se a pessoa estiver há dias sem comer não adianta dá um hambúrguer ou qualquer coisa do gênero, pois é a mesma coisa de você está com muita sede e tomar um picolé por exemplo... E acontecendo isso, essa pessoa irá procurar meios pra suportar mais uma noite, e a maneira que eles encontram é cheirando cola e outras que o entorpeçam e engane seu organismo e prejudique a sua mente.
    Obs: Você falou certo quando disse que pombos se multiplicam como bactéria, e isso também é muito preocupante, pois pombos são como ratos com asas!! Transmitem muitas doenças.

    ResponderExcluir
  12. Doenças que podem ser transmitidas por pombos

    Criptococose - micose profunda, cujo agente etiológico, Criptococus neoformans, tem afinidade pelo sistema nervoso central. Os sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaléia, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação, confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos.

    Histoplasmose - micose profunda, cujo agente etiológico, Histoplasma capsulatum, tem afinidade pelo sistema respiratório. Os sintomas que podem ocorrer variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade, anemia, etc. São doenças oportunistas: o indivíduo pode ou não desenvolver a doença, dependendo de seu estado de saúde.

    ResponderExcluir
  13. Ornitose - doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Chlamydia psittasi, tem afinidade pelo sistema respiratório superior e inferior. Os sintomas são: febre, cefaléia, mialgia, calafrios, tosse.

    Salmonelose: doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Salmonela typhimurium, tem afinidade pelo sistema digestivo. Alguns dos sintomas são: febre, diarréia, vômitos, dor abdominal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.

    Dermatites - são provocadas pela presença de ectoparasitas (ácaros) na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos.

    Como manter higienizado o local onde habitam

    Na limpeza de parques, praças, forros, calhas ou qualquer outro local que apresente fezes, restos de ninhos, ovos e penas, devem ser usados sempre luvas e máscara ou pano úmido sobre o nariz e a boca. Nunca remover a sujeira a seco, para evitar a inalação de poeira. Proteja sempre os alimentos do acesso das aves.

    ResponderExcluir
  14. Além de doenças, causam outros problemas

    Entupimento de calhas; apodrecimento de forros de madeira; danos a monumentos históricos, em antenas de TV, em pintura de carros (devido à acidez de suas fezes); contaminação de grãos; acidentes aéreos ou terrestres.
    Fonte: Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo / Simone Albieri – Portal de noticias Bonde.

    ResponderExcluir
  15. Chave: Anarquistas, pobres, pobres sem condições de trabalhar e sem família ou expulsos de casa por alguma dependência química ou destilada ou vagabundos

    Abraços!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Por favo se ficares chateado pelo tamanho do comentário é só falar que não farei mais!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  17. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vlw!!!! E graças a Deus que nos não pensamos exatamente igual, pois se assim fosse aonde estaria toda a diversão de conhecermos uns aos outros, pois se assim fossemos não teríamos nem como trocar idéias. E conseqüentemente seriamos todos mudos, pois se pensássemos exatamente igual não haveria a necessidade da fala e nada seria original, já pensou que tédio, e sem falar que morreríamos mais sedo, pois quando todos nós completássemos 20 anos já estaríamos maduros o suficiente e cairíamos do pé!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sim, mais só por curiosidade quais foram os pontos que não concordaste??

    ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! = )

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: